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Aqui nós trataremos um pouco sobre a vida no mundo virtual e no espaço publico. Até onde sua vida na intenet é privada? É correto empresas checarem o perfil do funcionário na web? Responderemos a todas essas questões para todos aqui no nosso BLOG AddMe+...

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A internet proporciona fama instantânea, mas como fazer para que ela não acabe?

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Posted on : 07:29 | By : Add Me | In : ,


Com o surgimento da web 2.0 se tornar famoso deixou de ser coisa somente de cantores e artistas de cinema e novela. Qualquer um que faça uma coisa engraçada, bizarra ou que mostre talento em um vídeo na rede pode ter seus 15 minutos de fama. “Para eu seguir um perfil tem que ter coisas interessantes, mas não maçante. Tem que ser algo engraçado, com sacadas inteligentes e que tenha o mesmo gosto que eu”, explica a assídua usuária da internet Karen Menezes.

A fama deixou de ser medida pela quantidade de cartas recebidas, pelo número de fã clubes, pelos discos vendidos ou pela audiência e passou a ser contada a partir do número de acessos ou de seguidores. “Se você tem muitos seguidores, a pessoa que encontrar seu perfil perceberá que você tem popularidade e vai analisar os seus posts para ver se você tem um bom conteúdo e se vale a pena seguir”, comenta Karen.

Um exemplo é Susan Boyle, cantora escocesa que recentemente lançou seu primeiro cd, I Dreamed A Dream, que não se tornou famosa por sua participação no programa Britain Got Talent, programa britânico de talentos. Mas sim, pelos mais de 100 milhões de acessos que o vídeo de sua apresentação teve no site Youtube.

Susan não ganhou o programa, mas mesmo assim conseguiu assinar um contrato com a gravadora Sony Music e já possui uma página na Wikipedia, enciclopédia feita pelos internautas, prova de sua imensa popularidade na web.

Um caso brasileiro é o da piauiense Stefhany, de 18 anos, que ficou famosa após colocar vídeos caseiros, também, no Youtube, onde faz suas próprias versões de músicas internacionais como “A Thousand Miles”, de Vanessa Carton, que se tornou “Eu Sou Stefhany”.
“No Youtube eu gosto de ver clipes musicais. Então, eu procuro vídeos de artistas conhecidos e de outros nem tão conhecidos. Às vezes ouço uma música em um filme ou seriado, acho legal, pesquiso, vejo vídeos e até sigo no Twitter ou viro fã no Facebook. Um exemplo bem legal é a cantora canadense Nat Jay, ouvi uma música em uma série, pesquisei e segui no Twitter”, diz Karen comprovando que a fama vem muito mais fácil pela internet.


E a TV como fica?


Percebendo esse movimento algumas emissoras de televisão começam a ficar preocupadas com o que esse crescimento da web pode ocasionar em perca de espaço e começam a trazer os sucessos da web para a televisão. “Hoje em dia você encontra tudo na internet, inclusive programas de TV, episódios de novela. Eu gosto muito de ver filmes, documentários e jornais. Por isso não vejo muito TV”, afirma Karen.

“Não creio que a Internet assuste, apesar de eu achar que deveria assustar, a mídia tradicional que vendeu seu peixe durante muito tempo dolarizando a audiência. Esse ativo está mudando de mãos e se fragmentando. Em algum tempo o discurso da audiência será vazio e eles terão de bater na tecla da qualidade o que para alguns veículos sensacionalistas e de gosto duvidoso não fará o menor sentido”, opina o diretor de operações da Polvora! Comunicação, consultoria especializada em mídias sociais e também um dos blogueiros mais conhecidos do Brasil, Edney Souza.

Quem deu o ponta pé inicial foi a MTV. A emissora do grupo Abril, voltada para o público jovem, trouxe para sua seleção de VJs blogueiros de sucesso.

A primeira a ser contratada foi Marimoon, que ganhou fama cibernética ao criar um fotolog onde inicialmente expunha fotos suas e, posteriormente, passou a vender as roupas que ela mesma criava. Em 2008, a blogueira ganhou o comando do programa Scrap MTV, onde dá dicas de música e internet. Hoje, a moça também apresenta outro programa, o Acesso MTV.

“A Marimoon, por exemplo, é uma pessoa super educada e atenciosa com seus fãs. Creio que a TV foi uma mudança positiva porque ela conseguiu lidar com essa demanda de atenção por parte de seu público, mas não necessariamente seria positivo para qualquer um que tem fama digital, gerenciar sua fama implica em custos que nem todos estão preparados para pagar”, explica Souza.

Outras apostas da emissora foram os blogueiros Didi Ferreira, Marina Santa Helena, do site Chiqueiro Chique, e Thiago Borbolla (Borbs), criador do site Judão.

“A audiência está se fragmentando, encontrar esses novos atores sociais e mixar trabalho da TV com o deles é uma forma de atrair para si a atenção que estava sendo dedicada a outros canais” conclui Souza.


Para bombar na internet

Pensando em como ajudar você que também quer “bombar” na internet a reportagem da AddMe+ foi atrás de algumas dicas.

O jeito mais fácil e rápido de ficar famoso na rede é através de vídeos de humor. Vídeos curtos, de até um minuto e meio, são os mais vistos pelos brasileiros.

Paródias, imitações, situações constrangedoras e bizarrices são os assuntos que mais atraem os internautas. Mas vale lembrar que a fama desses vídeos, apesar de alcançar milhões de visualizações, dura até o próximo vídeo mais engraçado que o seu. “Muitas pessoas desaparecem após os 15 minutos de fama porque não tem um talento consistente, fizeram algo interessante em suas vidas, mas não conseguiram repetir a dose. Outro motivo é a falta de tato em lidar com o assédio público, fama é busca pela atenção, porém quando você receber tem de corresponder”, afirma Souza.

Mas com um conteúdo bom e interessante é possível se destacar dos demais nas redes de relacionamento como Orkut, Twitter e Facebook, além dos blogs. Selecionamos quatro dicas super interessantes dadas por Souza para você ter milhões de acessos.

1) Escolha uma mídia e faça o seu melhor nela. Temos celebridades na internet que nasceram da criação de blogs, fotologs, vídeos e podcasts. A estratégia mais eficiente é sempre se concentraram em um único tipo de canal, usando os demais apenas como suporte, ou seja, você provavelmente terá um blog para divulgar seu podcast ou uma conta no YouTube para upload de vídeos a serem divulgados no seu blog. Porém, você tem de definir qual deles é o seu principal canal e focar nele

2) Divulgue o seu trabalho para 10 amigos. Pessoas que você já conhece bem e pergunte se elas enviaria para todos os seus contatos o seu conteúdo. Em caso negativo pergunte o porque e faça uma lista do que tem de melhorar. Se nem com as pessoas com as quais você já se relaciona você conseguir estabelecer esse diálogo transparente então você terá muito problema ao lidar com desconhecidos.

3) Interaja com os hubs sociais (um determinado blogueiro, twitteiro ou comunicador não apenas capaz de fazer sua opinião ser lida por diversas pessoas, mas principalmente repercutida) da sua área. Pergunte, opine, se aproxime. Não fique bajulando nem tentando vender seu peixe toda hora. Se seus comentários ou perguntas forem interessantes esse hubs naturalmente buscará se informar mais sobre o seu trabalho. Ele chegou até onde está descobrindo coisas interessantes para compartilhar com suas conexões, ele tem um faro para isso e uma hora perceberá o seu trabalho. Se ele nunca compartilhar, no mínimo você se tornará tão amigo e em determinado momento conseguirá fazer com que ele emita uma opinião sincera do seu trabalho, mas acredite, dificilmente ele fará essa avaliação para um desconhecido na primeira abordagem.

4) Domine a tecnologia das principais ferramentas do momento mas não confunda seus usuários com excesso de opções. Todo blog deve ter feeds completos para que os usuários compartilhem seus posts. E todo post deve ter ferramentas para que seus usuários enviem para o Twitter, Orkut e Facebook. Escolha uma meia dúzia de ferramentas e evite aquelas barras com duas dúzias de ícones de ferramentas que ninguém usa no Brasil, como, por exemplo, o Digg (site norte-americano que reúne links para notícias, podcasts e videos enviados pelos e avaliados pelos próprios usuários).


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